Telefone MapaComo Chegar Menu

Jisso Massagem

Drenagem Linfática | Como funciona, benefícios e indicações


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

Drenagem linfática, trata-se de uma técnica que estimular o sistema linfático, de modo a mover um fluído conhecido como linfa (fluido que circula através dos vasos linfáticos), reduzindo por conseguinte o inchaço e a retenção de liquído, além de estimular o sistema imunológico, desacelerar processo inflamatórios e favorecer a eliminação de toxinas.

Como a drenagem linfática funciona?

O objetivo da drenagem linfática é principalmente remover linfa acumulada por entre as células, o que geralmente é causado por uma desaceleração da produção da linfa no organismo, ou por ineficiencia na absorção pelas células.

Uma vez que nosso sistema linfático atua como uma espécie de “terceira circulação”, além da arterial e venosa, a linfa seria como sangue que circula por essa visa, repleta de proteínas, gorduras, glóbulos brancos (que migram dos vasos capilares sem conter hemácias), microrganismos, e também células mortas, pode também, conter bactérias e toxinas.

Outro componente importante para entendermos a drenagem linfática são gânglios linfáticos também conhecidos como linfonodos, que se encontram distribuídos ao longo de todo o corpo, sendo um componente crucial do sistema imunológico.

Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater infecções como vírus e bactérias, outras potenciais ameaças. E é para os linfonodos que é linfa é direcionada e recolhida para que seja “filtrada”.

Algumas áreas em que podemos sentir os linfonodos apenas com o tato são:

  • Virilha;
  • Axila;
  • Pescoço (Há uma cadeia de gânglios de cada lado);
  • Embaixo da mandíbula e do queixo;
  • Atrás das orelhas;
  • Atrás da cabeça.

Por meio de estimulações localizadas, e movimentos que visam mover o fluido para os vasos capilares, para que os mesmos sejam eliminados.

Devido à estimulação, ocorre uma diminuição do inchaço, e em certos acasos alguma melhora na celulite. A drenagem linfática também promove uma melhora circulação sanguínea no geral, além de proporcionar um relaxamento no corpo e ter uma tenue atuação na redução de gordura localizada.

Benefícios da Drenagem linfática

Dentre alguns benefícios podemos citar:

  • Redução do inchaço e retenção de líquido;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Eliminação de toxinas;
  • Melhoria no sistema circulatórios;
  • Relaxamento;
  • Pequena redução da gordura localizada;
  • Melhora na oxigenação dos tecidos.

Como o procedimento de drenagem é feito?

O procedimento quando feito manualmente, consiste na estimulação por meio de movimentos suaves que visam mover a linfa, sendo aplicados no trajeto dos vasos linfáticos no sentido dos linfonodos.

Em cada região do corpo se aplicam movimentos distintos, como por exemplo nas pernas os movimentos são aplicados de forma ascendente, da perna em direção a parte traseira do joelho, já na barriga os movimentos seguem em direção à virilha e nos braços são direcionados no sentido das axilas. No caso de aplicação no rosto, a drenagem é feita em direção ao pescoço.

A drenagem linfática também pode ser feita por meio de aparelhos que usam vácuo e rolamentos para estimular a movimentação dos fluidos, porém o procedimento manual é mais eficiente.

Contra-indicações da drenagem linfática

A drenagem linfática é contraindicada para pessoas acometidas com qualquer tipo infecção, pois pode estimular que a infecção se espalhe mais rapidamente pelo corpo. Pacientes com problemas vascular, tais como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o procedimento. Pacientes em tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metatizados em outros órgãos do corpo.